Hospital Evangélico de Cachoeiro com programação educativa na semana do AVC

Segundo dados médicos, o AVC é a doença que mais mata no Brasil

 
No próximo dia 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), e o Hospital Evangélico de Cachoeiro, hospital referência em tratamento de AVC para o Sistema Único de Saúde (SUS), na região Sul do Estado do Espírito Santo, lança programação voltada à conscientização. Nesta quinta, (26), acontece ação interna no hospital, às 9h, e, transmissão ao vivo de LIVE na rede social do Heci, às 19h. Já na sexta-feira (27), às 11h,  a ação será na Praça Jerônimo Monteiro, com distribuição de folders educativos à população.


Doença

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.

 

Tipos de AVC

O AVC, ou Acidente Vascular Cerebral, pode ser classificado em dois principais tipos:

AVC Isquêmico: nesse tipo de AVC, ocorre a obstrução de uma artéria no cérebro, o que interrompe o fluxo de sangue e, consequentemente, a oferta de oxigênio para as células cerebrais. O AVC isquêmico é o mais comum, representando cerca de 85% de todos os casos.

AVC Hemorrágico: ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe, desencadeando uma hemorragia. Essa hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na área entre o cérebro e as meninges.

“O número de casos tem aumentado em todo o mundo e a percentual significativo dos atendimentos é de pacientes abaixo dos 60 anos”, afirma um dos neurologistas do Heci, Dr. Waldemar Algemiro.

 

Tratamento

No Hospital Evangélico o tratamento com trombolítico é realizado nos casos de AVC Isquêmico, que chegam até 4,5 horas do início dos sintomas. Esse medicamento importante busca desobstruir a circulação de sangue do cérebro.
 

Fatores de Risco

O AVC pode acometer pessoas de qualquer idade, sendo mais frequente em idosos. Além disso, também tem muita relação com os fatores de risco. Os fatores de risco para o AVC incluem hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, obesidade e estilo de vida sedentário. É importante que as pessoas estejam cientes desses fatores de risco e adotem um estilo de vida saudável para reduzir suas chances de sofrer um AVC.


Sinais de alerta

Segundo ainda o neurologista, o AVC é uma doença grave e deve-se ficar atento aos sinais. “O acidente vascular cerebral é uma alteração súbita da circulação cerebral. É uma doença muito grave, a que mais mata no Brasil. Mas tem prevenção. Os sintomas mais frequentes são sorriso torto, perda de força em uma metade do corpo e música alterada. No Brasil, usamos a sigla SAMU (Sorriso torto, Abraço fraco, Música alterada e Urgência)".

 
Heci referência em tratamento de AVC

Atualmente, o Hospital Evangélico de Cachoeiro é a unidade hospitalar mais preparada para atender pacientes acometidos pelo AVC, sendo o hospital referência em AVC no Sistema Único de Saúde (SUS), na região Sul do Estado do Espírito Santo. O HECI oferece tratamento de fase aguda com trombólise venosa e possui uma unidade de AVC formada por equipe multidisciplinar.

 

Saiba mais!

Acesse o Instagram oficial do hospital para acompanhar a LIVE ao vivo, quinta-feira (26), às 19h. @hospitalevangelico
assistente virtual

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Desenvolvido por Arco informatica