Hospital Evangélico e GAPCCI promovem curso de Comunicação Difícil em Saúde
As inscrições podem ser feitas até 27/11
Com o apoio do Hospital Evangélico de Cachoeiro e realização do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (Gapcci), pela primeira vez no Espírito Santo, o Curso de Comunicação Difícil em Saúde, ministrado por Associação Sênior de Apoio à Saúde - ASAS, acontece em Cachoeiro de Itapemirim nos dias 30/11 e 01/12. O curso será ministrado pelo renomado médico paliativista e diretor da Academia Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP), Douglas Crispim. As inscrições seguem até quarta-feira (27/11), pelo link. https://www.even3.com.br/curso-cuidados-paliativos-498303/
"A proposta é uma imersão em comunicação para profissionais e estudantes da saúde com atividades 100% práticas, com simulações realísticas, dinâmicas e fechamento teórico", afirma a Diretora Técnica do Heci, Sabina Aleixo.
"A comunicação em momentos difíceis é um dos maiores desafios na assistência hospitalar. Não se trata apenas de transmitir um diagnóstico ou prognóstico, mas de permitir que o paciente e sua família compreendam a informação, o que muitas vezes pode ser um processo doloroso e confuso. O curso de comunicação difícil em saúde é essencial para capacitar os profissionais a lidar com esses momentos com empatia e clareza, respeitando a carga emocional que a notícia impõe", completa Sabina Aleixo.
Em situações de prognóstico grave, é fundamental que a comunicação seja sensível e compreensiva. “Uma comunicação eficaz pode ser a chave para que a pessoa consiga não só entender o que está acontecendo, mas também saber que existe uma rede de apoio no enfrentamento aos desafios”, ressalta Sabina.
``Serão dois dias incríveis de uma imersão no tema da comunicação, trabalhando questões muito especiais que fazem parte do nosso dia a dia como cuidadores, como profissionais da área de saúde´´, afirma Douglas Crispim.
Saiba mais no Instagram do hospital. @HospitalEvangélico