Hospital Evangélico de Cachoeiro realiza mais uma captação de órgãos

18 órgãos/tecidos foram captados de janeiro a maio deste ano
 
Na primeira quinzena de maio, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) captou seis córneas, um fígado e dois rins, beneficiando nove pessoas. A retirada dos órgãos foi realizada por uma equipe de captação enviada pela Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES). Entre janeiro e maio deste ano, foram feitas dezoito captações de órgãos/tecidos, beneficiando dezoito pessoas que estavam na fila de transplante.

Segundo Cristiane Bittencourt, enfermeira coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT/HECI), a participação da família é fundamental nesse processo. “Mesmo enfrentando um momento de perda e dor, os familiares conseguem transformar a tristeza em um gesto de amor e solidariedade, permitindo que outras vidas sejam salvas com a doação de órgãos”.

Ela acrescenta, “todos os procedimentos são realizados com total segurança para garantir que os órgãos cheguem a tempo ao paciente que será transplantado”.



Cristiane Bittencourt - enfermeira coordenadora (CIHDOTT/HECI).




De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, do Governo Federal, 1.260 pessoas aguardam por transplante de órgãos e córneas no Espírito Santo, sendo 1.228 na fila de espera especificamente por um transplante de córneas. Este alto número pode ser reduzido com trabalhos e ações de conscientização, afirma a enfermeira.

 

Referência em captação de córneas
O HECI é uma referência em captação de córneas no sul do estado, somente neste ano foram captados dezoito órgãos/tecidos, sendo doze córneas. O processo de doação de órgãos é iniciado pela CIHDOTT do HECI, que atua desde a identificação do potencial doador, acolhimento e abordagem aos familiares, até a captação dos órgãos realizada por uma equipe especializada.

A doação de órgãos é importante para aqueles que estão na fila de espera, possibilitando a continuidade da vida. A doação é um ato de amor. Seja um doador de órgãos. Comunique sua família.


Saiba mais!

Acesse o Instagram do hospital e confira os registros em vídeo da última captação no Heci. 
assistente virtual

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Desenvolvido por Arco informatica