Consolidando Uma Nova Época
O início da construção do Hospital do Câncer no ano passado trouxe para toda região sul a perspectiva de novos avanços na área da assistência hospitalar especializada, pois já se vislumbra uma unidade com instalações modernas e tecnologia de ponta, compatível com os melhores centros de tratamento do país. Entretanto, os avanços proporcionados pelas iniciativas do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), que começarão a servir à população no curso do corrente ano, são também de grande relevância para modernização do nosso sistema de saúde.
São investimentos em todas as áreas, nas quais o HECI é referência: Oncologia, Cardiologia Clínica e Cirúrgica, Neurologia e Oftalmologia, como ainda em outras atividades, que totalizam mais de R$ 30 milhões. Além disso, outros R$ 10 milhões serão entregues em obras: um moderno Centro Cirúrgico, com sete salas para cirurgias; o Instituto dos Olhos “Dona Dalila”, com mais duas salas para cirurgias e ampliação das recepções; mais 20 (vinte) leitos de Terapia Intensiva e melhorias dos apartamentos, enfermarias e partes externas.
Para a área cirúrgica, já se encontra nas dependências do hospital um dos robôs com tecnologia mais avançada da atualidade, o VERSIUS, de fabricação inglesa. A equipe de médicos cirurgiões que irão operar o aparelho já está em treinamento, para realizar as primeiras cirurgias, com apoio de cirurgiões especialistas com larga prática em robótica, ainda no curso deste trimestre. Um avanço enorme!
Também estão sendo adquiridos importantes instrumentais e aparelhos para as áreas de neurocirurgia e cirurgias de cabeça e pescoço, que permitirão a ampliação no número de procedimentos, bem como o aumento da complexidade. Deste modo, quase totalidade dos procedimentos de alta complexidade poderão ser realizados aqui mesmo na nossa cidade, diminuindo a necessidade de transferência para outros polos de saúde.
Para a área da cardiologia intervencionista a boa notícia é a aquisição de um novo aparelho de Hemodinâmica e de um Ecocardiograma em 3D (três dimensões), que permitirá a realização de cirurgias cardíacas menos invasivas. Tal técnica atualmente só é realizada em hospitais de grande porte nos maiores centros urbanos.
Para o Instituto dos Olhos estão em fase de aquisição um aparelho de Vitrectomia e um Retinógrafo, que também permitirão ampliar a complexidade e o número de procedimentos. Outro ponto importante nesta área é a preparação da Unidade para realização de transplantes de córneas. Para isso, o HECI está reestruturando sua área de capitação de órgãos em consonância com a Secretaria de Estado da Saúde do nosso estado.
Na área de diagnóstico por Imagem o HECI está em fase final de aquisição de um aparelho de Raio “X” digital, de uma nova Densitometria Óssea e de outro aparelho de Ressonância Magnética, este com inteligência artificial. O último aparelho permitirá dobrar a realização do número de exames, haja vista que o tempo médio do procedimento é bem menor. Outro fator importante é isso contribuir efetivamente para melhorar o conforto do paciente.
Pode-se concluir, portanto, que se o ano de 2023 foi altamente significativo para a evolução do nosso sistema de saúde, o ano de 2024 será de consolidação de Cachoeiro de Itapemirim como polo de saúde de alta relevância no cenário nacional, notadamente pelas iniciativas do HECI em favor da nossa coletividade.
Autoria: Wagner Medeiros Junior