• Vem ai o Novembro Azul no Hospital Evangélico

    Vem ai o Novembro Azul no Hospital Evangélico

    Sai o Rosa, entra o Azul. A cor muda, mas a mensagem continua a mesma. Diagnóstico precoce. Desta vez estamos falando de câncer de próstata, o segundo que mais acomete homens em todo o mundo. O primeiro é o de pele.

    A campanha Novembro Azul vem para desmistificar o preconceito que ronda os exames masculinos torno deste tipo desta doença tão temida e cruel. “O nosso grande ob­jetivo é a conscientização de que é importante estar atento com a saúde”, ressalta o médico radio-oncologista Bruno Resende.

    E homens com mais de 50 anos poderão dar o primeiro passo nesta sexta-feira (01), a partir das 08h30 quando serão distribuídos 150 exames de PSA. Será na Casa de Apoio ao Câncer, que fica na Rua Pedro Quinelato, 58, bairro Ferroviários – atrás da Cruz Vermelha. Além da idade, é necessário estar com cópia dos documentos pessoais e do Cartão Nacional do SUS em mãos.

    A coleta será feita no dia nove em clínicas credenciadas conforme agendamento.  E a conclusão, ou seja, a entrega do resultado e a consulta médica serão no dia 22 no Ambulatório 01, que fica na Rua Manoel Braga Machado, junto à sede administrativa do Hospital Evangélico.

    De acordo com o médico urologista Dr. Hernane Schwartz, o exame de PSA deve ser feito juntamente ao toque retal. “Um exame não subs­titui o outro. Eles são com­plementares e importante para o diagnóstico precoce”, explica.

    O exame

    O PSA é um exame de sangue que detecta qualquer anormalidade que possa estar ocorrendo na próstata. O aumento significa alguma alteração na glândula que cabe ao médico investigar se pode, de alguma forma, estar relacionando ao câncer. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada a nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.