• Última edição do Fórum de Debate sobre o acesso ao tratamento de Câncer acontece nesta quarta (17)

    Última edição do Fórum de Debate sobre o acesso ao tratamento de Câncer acontece nesta quarta (17)

    Acontece nesta quarta-feira (17) o Fórum de Debate sobre o Acesso ao Tratamento ao Câncer, que será realizado no auditório do Hotel Bristol, a partir das 8h. em Cachoeiro.  Promovido pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) em parceria com o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI), o evento se propõe a discutir, orientar e trabalhar soluções para que as leis sejam aplicadas e os pacientes cheguem mais precocemente aos diagnósticos e por consequência ao tratamento, aumentando as chances de cura. “Temos nos empenhado em estar junto aos pacientes e seus familiares no sentido de trabalhar soluções para que eles tenham acesso ao diagnóstico mais rápido, mas infelizmente existe um retardo no encaminhamento desses pacientes até o serviço de tratamento”, comenta a médica oncologista Sabina Aleixo.

    No mês de março, o Fórum debateu o acesso ao tratamento de Câncer em Guaçuí e Castelo, tendo sempre casa cheia nas duas edições. As mesas foram presididas pelo médico oncologista José Zago Pulido e pelo administrador do HECI Darcy Viquetti Fassarela. Discutiu temas como Registro Compulsório do Câncer como ferramenta de dados; as perspectivas com a nova Lei e a Influência da Legislação para o Acesso ao Tratamento Ágil e Adequado – Lei dos 60 dias 3 PL dos 30 dias. “A  nossa proposta era de fazer um evento baseado na experiência que tivemos no ano passado e fazer fora do polo então escolhemos Castelo e Caparaó porque tem um grande número de pessoas que vêm para fazer tratamento no Hospital e ficam hospedados na Casa de Apoio”, disse Sabina, explicando que em 2018, o HECI e o GAPCCI promoveram a I Jornada de Acesso ao Tratamento de Câncer, um debate sobre as leis e todas as nuances em torno do que pode ou não ser feito para se ter um diagnóstico mais cedo e um tratamento de qualidade e com grandes chances de cura.

    Fechando as edições deste ano, o Fórum em Cachoeiro, tratará Papel das Leis e sua Influência no Cenário do Câncer no Brasil. E contará com a participação especial da presidente da ONG Lado a Lado, Marlene Oliveira, que falará sobre a Importância das Associações de Pacientes no Combate ao Câncer, ou seja, como o terceiro setor tem uma função muito importante nesse cenário de ajuda aos hospitais e pacientes em busca das reivindicações de seus direitos ao tratamento.