Páscoa Solidária

Páscoa SolidáriaA Páscoa Solidária, um projeto social iniciado a partir de uma paciente do hospital, com o intuído de ajudar a outras pessoas a cada ano se solidifica como um grande projeto. Trata-se de um dos carros chefes da unidade em relação à integração da sociedade com a instituição, tendo como finalidade o incentivo do voluntariado, que se estendeu para outros trabalhos.

Toda a produção dos ovos de chocolate é executada por voluntários da Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAACI), ex-pacientes do hospital. Em 2013, foram arrecadados R$ 33.020,00 com a venda de ovos de chocolate e camisetas. A renda é revertida, integralmente, para o amparo ao setor público da Oncologia, com empreendimentos de melhorias nas alas de internação e ajuda no pagamento do aluguel da Casa de Apoio.

Natal Solidário

Natal SolidárioUma data tão especial quanto o Natal não poderia passar sem uma ação solidária do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci). Por isso, todos os anos uma equipe prepara produtos, em sua maioria artesanal, para serem vendidos. Desde 2007, entre os meses de novembro e dezembro, monta-se um mostruário na recepção do hospital com os vários artigos. A venda é revertida em prol dos pacientes da unidade. Para mostrar o trabalho de artesãos locais somente peças produzidas por eles são vendidas. Os colaboradores são os principais incentivadores deste projeto, pois são eles que compram e divulgam esta ação solidária. Em contrapartida, o hospital facilita o pagamento, descontando nos vencimentos.

 Capelania

CapelaPacientes, familiares e colaboradores do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) e suas unidades contam com o Serviço de Capelania, desenvolvido há 14 anos, pelo Reverendo Caruso Godinho. O serviço existe há mais de 20 anos e é tido como uma ação voluntária que leva conforto por meio da Palavra de Deus a quem precisa.

Consiste no ministério de apoio, reflexão, fortalecimento e consolação, oferecendo ajuda seja no leito ou em domicílios. Em 2014, foram mais de 11mil atendimentos dedicados a pacientes externos e internos. Além desses serviços, a Capelania se estende a outras ações como aconselhamento, doação de cestas básicas, artigos para jornais de cidade, distribuição de bíblias, palavra pastoral em eventos e solenidades realizadas pelo Heci.

O trabalho coordenado pelo pastor conta com a valorosa ajuda da equipe de Capelania, formada por voluntários que contribuem para o grande êxito deste honroso serviço oferecido pelo hospital.

Projeto Hebrom

Com 18 anos de existência, este projeto se consolida como uma das parcerias de sucesso do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) e a Igreja Presbiteriana da Nova Brasília. Esta união gera serviços às gestantes carentes que são atendidas gratuitamente.

O projeto conta com 125 novas gestantes matriculadas, o que gerou somente, em 2014, cerca de 800 consultas médicas, além de 40 cirurgias, o nascimento de 91 bebês, como também 91 bíblias doadas, e muitos outros serviços. A coordenação é da ginecologista e obstetra Delmontina Azevedo.

Encontro de Corais

Em 2014, foram comemorados os 10 anos do Encontro de Corais “Heci canta a Primavera”. Para celebrar a data foi escolhido o palco da Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim, local onde o projeto teve início.

O projeto permite a captação de fraldas descartáveis que são usadas nos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), do hospital. A unidade atende crianças de todo o Sul do Estado, a maior parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

A apresentação chega a esta idade fazendo parte dos projetos socioculturais desenvolvidos pelo Hospital Evangélico e chancelados pelo selo de responsabilidade social “Somamos Para Multiplicar” e conta com empresas apoiadoras culturais.