• Simpósio para debater a cardio-oncologia

    Simpósio para debater a cardio-oncologia

    Oferecer o melhor tratamento aos pacientes com câncer e promover uma interação entre os profissionais que atuam nesse campo da medicina. Esse será o foco do I Simpósio Sul Capixaba de Cardio-Oncologia evento idealizado pelo Centro de Pesquisas Clínicas em Oncologia e Serviço de Cardiologia do Hospital Evangélico de Cachoeiro, que acontece neste sábado, (31) das 8h às 13h, no auditório do Hotel Bristol, em Cachoeiro de Itapemirim.

    O principal objetivo dessa primeira edição do simpósio será reunir profissionais que atuam nas áreas de cardiologia e oncologia para discutirem as melhores formas de prevenir, diagnosticar e tratar de maneira eficiente as cardio-toxicidades no paciente oncológico.

    “Muitos pacientes desenvolvem algum tipo de insuficiência cardíaca na conclusão do tratamento oncológico devido as drogas usadas que alteram as funções das células então a intenção do evento é levar conhecimento para essa classe médica, em especial aos que atuam em pronto atendimentos para que tenham ciência que muitas vezes a queixa do paciente é relacionada ao tratamento”, explica a enfermeira Narelle Parmanhani, uma das organizadoras do Simpósio.

    O evento conta com a participação do médico radio –oncologista do Hospital Evangélico Bruno Resende, falando sobre a Radioterapia e o coração “quais as toxidades agudas e tardias”. Também contará com uma palestra do oncologista José Zago Pulido, Pneumologista Leandro Baptista, Radiologista Fabio Bortoloni, dos cardiologistas Paulo Sasso Filho, Marcelo Crespo e Magnus Machado.

    Conta ainda com a participação do médico oncologista clínico Loreno Cezane e do Cardiologista Eduardo Alberto de Castro Roque, ambos referência no Estado do Espirito Santo em suas respectivas áreas e vão estar presente no Simposio para trocar experiência.

    Mas as discussões serão abertas a todos os profissionais da área multiprofissional do Hospital Evangélico e da região, como enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, odontólogos, nutricionistas e farmacêuticos.

    As inscrições poderão ser feitas no site: https://www.even3.com.br/cardiooncologia. As vagas são limitadas a profissionais médicos e o custo para participar é R$25,00.

    O HECI é referência em tratamentos de cardiologia clínica e cirúrgica em crianças e adultos e em cancerologia clínica e cirúrgica em adultos. Também mantem o Programas de Residência Médica e Multiprofissional nestas duas áreas.