• Setembro é duplamente verde no Hospital Evangélico

    Setembro é duplamente verde no Hospital Evangélico

    Conscientização. Essa é a palavra-chave do setembro verde, que o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) promove durante o nono mês do ano. É tempo de pensar nas vidas que podemos salvar, por isso se propõe a falar de dois assuntos aparentemente distintos, mas que tem essa característica em comum.

    Anualmente, o Hospital promove a Semana Nacional de Doação de Órgãos com ações e eventos que buscam mostrar a importância de deixar avisado à família sobre seu desejo ainda em vida. “Os nossos números de captação ainda são discretos devido à falta de informações sobre o que é de verdade a doação de órgãos”, comenta a enfermeira Tamara Pagotto, membro da Comissão Intra Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Evangélico. Segundo ela, os principais motivos para a família recusar a doação do seu ente querido são desconhecimento de seus desejos, pressa nos procedimentos fúnebres e a integridade do corpo. “É preciso ter solidariedade pelas pessoas que estão há meses, às vezes anos na fila aguardando a doação de um órgão,” disse.

    Esse ano, pela primeira vez o Hospital Evangélico chama atenção também para a causa do câncer de intestino, que é um dos tipos que mais acomete homens e mulheres em todo o país, de acordo com o INCA. A equipe da oncologia do HECI está cada vez mais mobilizada em conscientizar a população sobre a importância da prevenção e é esta a proposta deste Setembro Verde. “É muito triste ver uma paciente com sintomas antigos que podiam ter sido detectados com um diagnóstico precoce,” comenta o oncologista Dr. Tiago Cypriano. Segundo ele, o câncer de intestino é um tipo que responde muito bem ao tratamento, portanto quanto mais cedo for diagnosticado maiores são as chances de cura. “Vale muito a pena os estímulos aos exames de prevenção”, disse. 

    Agenda

    A Semana Nacional de Doação de Órgãos, no Hospital Evangélico, acontece entre os dias 24 e 28 de setembro e no dia 26 no auditório do HECI, a partir das 10h30 o Hospital fala sobre o Câncer de Intestino, trazendo o Dr. Tiago Cypriano que falará sobre o Tratamento do Câncer de Cólon, o médico cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rogerio Glória, falando sobre Prevenção Câncer de Cólon e a nutróloga, Dra. Karina Cassa explanando sobre Alimentação X câncer de cólon.