• SESMT do Hospital Evangélico explica sobre Normas Regulamentadoras

    SESMT do Hospital Evangélico explica sobre Normas Regulamentadoras

    O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) está sempre atento às aplicações das normas regulamentadoras, principalmente àquelas que são relativas à segurança e medicina do trabalho pois elas, além de serem obrigatórias por lei, garantem a produtividade dos serviços prestados por parte de seus colaboradores. Cabe à equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) se certificar que as leis sejam aplicadas para que tudo não haja penalidades para a instituição e nem prejuízo para o trabalhador no cumprimento de suas funções. Para explicar mais sobre essa questão, os técnicos de segurança Ebert Garcia, Eduardo Barbosa, Lucas Koppe, e o coordenador Jocimar França respondem questões que mostram a importância das NR para o Hospital e para todos.

    1. O que são as Normas Regulamentadoras? 

    Trata-se de um conjunto de Normas atinentes à Segurança e Medicina do Trabalho, aprovadas pelo Ministério do Trabalho, através da Portaria Nº 3.214, de 8 de Junho de 1978.

    1. Quais as principais seguidas pelo hospital?

    A NR 32 é uma norma especifica de segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, porém para o seu efetivo cumprimento é necessário o atendimento de várias outras NR’s, a exemplo da NR 01, 04(estabelece critérios para organização dos Serviços do SESMT), 05 (trata da CIPA), 06(Fornecimento de EPI), 07(elaborar e implementar o PCMSO), 09( elaborar e implementar o PPRA), 10(segurança de trabalhadores que trabalham com instalação elétrica), 15 (descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância), 16(descreve os trabalhos e operações que apresentam periculosidade, ou seja, que são perigosos), 17 (regulamenta a ergonomia nos ambientes de trabalho.), 23(proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho) e 35(estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura). Ou seja, as NR’s se complementam.

    Nota: A NR 32 define as regras para que a administração hospitalar controle os seguintes riscos: biológico,químicos, radiações ionizantes, resíduos, condições de conforto por ocasião das refeições, lavanderias, limpeza, e manutenção de máquinas e equipamentos.Proteger o profissional da saúde através de ações de segurança irá minimizar os riscos durante as atividades.

    1. O trabalho de garantir que estas NRs estão sendo cumpridas pela equipe do hospital fica a cargo de quem? Porque?

    Cumpre ao empregador, através do seu SESMT, a implementação e controle das NR’s, conforme previsto em lei.

    1. Por que estas NR são seguidas pelo hospital? Apenas por lei ou elas trazem benefícios à instituição? 

    Além do atendimento a legislação sobre a matéria, o HECI prioriza a manutenção do ambiente de trabalho saudável e em condições de conforto adequada. O efetivo cumprimento das normas reflete na diminuição de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, no controle de absenteísmo e consequente redução de custos da empresa.

        5.Que problemas podem ser citados ao não cumprimento das NRS citadas? 

    O não atendimento das NR’s sujeita a empresa a autuações de órgãos fiscalizadores, aumento de acidentes e doenças, aumento de despesas, além de ir na contramão da política de segurança do HECI.