• Preservar o meio ambiente também é questão de saúde

    Preservar o meio ambiente também é questão de saúde

    Neste dia 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data muito importante a ser lembrada uma vez que a sua preservação caminha junto à promoção da saúde.

    O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), referência no atendimento à pacientes oncológicos, cardíacos e gestantes de alto risco, entende que a prevenção é o futuro e estar em paz com a natureza é um dos caminhos a ser seguido.

    Pensando nisso, há cerca de 13 anos, mantém um setor exclusivo para a captação, separação e destinação apropriada de material reciclável.  “É uma forma de ajudar ao meio ambiente e também ao hospital, pois toda a renda obtida com a sua venda é empregada em melhorias na estrutura física e no atendimento dentro do hospital”, explica o coordenador do setor Jocimar França.

    Além disso, no hospital existem lixeiras para coleta seletiva do lixo, indicada por cores o material que deve ser depositado ali. Os vidros devem ser jogados na lixeira verde. Plásticos na vermelha. Metais na amarela e papéis nas azuis. Há ainda a lixeira cinza, para jogar materiais que não podem ser reciclados. “Temos também lixeiras especificas para plástico e papel para o descarte correto dentro dos postos de enfermagem, pois estes são os materiais que mais são gerados nestes locais”, comenta Lucas.

    Mas não somente empresas que podem dispor dessas lixeiras não. De tamanhos e materiais variados, certamente, ter lixeiras assim em casa irá estimular o trabalho de todos os membros da família, em busca de um mundo melhor. E depois de separado, quem quiser pode doar esse material para o hospital. O Setor de Reciclagem, que fica no subsolo da Casa de Apoio ao Coração – próximo ao Hospital –  recebe todo tipo de material, de segunda a sexta, das 07h às 17h. Mais informações pelo telefone 3526-6104.