• Porque é tão importante doar sangue?

    Porque é tão importante doar sangue?

    Doar sangue é um gesto de cidadania e humanismo, mas muitas pessoas passam despercebidas do propósito dessa ação até sentir na pele a necessidade de receber uma transfusão de sangue. Centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas acontecem diariamente e a falta de transfusão nesses pacientes pode levar à morte, assim como para os portadores de hemofilia, leucemia, anemias e pessoas que estão passando por tratamento de câncer. No Brasil, há uma grande carência de sangue nos hemocentros devido à falta de doação.

    O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) é referência em todo sul do Espirito Santo no tratamento de pacientes com câncer e hemofilia e por isso necessita que seu banco de sangue esteja com estoque bom para o atendimento de toda a demanda interna e dos municípios sulinos que juntos somam cerca de 16.

    Todavia, com a pandemia provocada pela Covida-19, tem recebido cada vez menos doadores diariamente.

    “O nosso quantitativo de doadores tem diminuído muito nesses últimos dias devido ao Coronavírus. É claro que precisamos nos cuidar, mas nossos pacientes continuam precisando de transfusão”, comenta a assistente social Tatiana Alemonge, que também é responsável pela captação de doadores do Banco de Sangue do HECI.

    Segundo Tatiana, as doações o número de doares que costumava ser entre 30 e 40 por dia, não tem chegado a 15. Isso é preocupante pois pode ocorrer desabastecimento. “Pensando nisso, pedimos a população que não deixe de vir doar mas respeitem as restrições”, disse.

    Caso tenha alguma dúvida relacionada a doação de sangue, pedimos para entrar em contato com os telefones 28 3526 6232.