• Palestra sobre doenças Osteomusculares para colaboradores do Hospital Evangélico

    Palestra sobre doenças Osteomusculares para colaboradores do Hospital Evangélico

    Cumprindo o seu propósito de oferecer uma Educação Continuada para os colaboradores, tratando de assuntos que mais provocam afastamento das atividades, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) promoveu, na tarde desta quarta-feira (21) a palestra com a Fisioterapeuta e Assistente Social Brígida Melhorim, com o tema “Doenças Osteomusculares: Cuidados e Prevenção”. As Doenças Osteomusculares são definidas como uma doença ocupacional caracterizada pelo desgaste de estruturas como tendões, músculos, nervos e ligamentos. Acomete principalmente membros superiores, pescoço e região escapular. É causada principalmente pelo uso excessivo destas estruturas durante a atividade laboral. Agravantes para o aparecimento desses distúrbios como postura inadequada constante, esforços físicos devido a excesso de cargas podendo causar pressão, tensão, fricção e irritação sobre as estruturas, movimentos repetitivos também são observados como causa.

    Os sintomas mais comuns são dores, fadiga, sensação de diminuição de força, câimbras, falta de firmeza nas mãos, dificuldade para dormir, entre outros. Uma vez diagnosticado, o sucesso do tratamento depende de uma equipe multidisciplinar pois muitas vezes o paciente desenvolve juntamente ao fator físico, problemas psicossociais, como por exemplo a ansiedade.

    A prevenção deve ser não apenas focada no individuo com normas de rodizio de funcionários em diferentes funções e pausas para alongamento do corpo e da mente, mas também em todo ambiente de trabalho em que se está inserido e seus aspectos técnicos e social. Além desses focos, para uma prevenção efetiva, deve-se analisar as condições de trabalho, além de organizar um programa para apoio e suporte para trabalhadores portadores da doença.

    Além de esclarecer dúvidas sobre o assunto, prevenção e tratamento, o SESMT aproveitou o evento para presentear o público com uma linda lembrancinha de Páscoa.