O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) é referência em maternidade de alto risco desde 2004. Tem localização estratégica por estar próxima a BR-101 e outras rodovias importantes, facilitando assim o acesso aos usuários procedentes de outros municípios, sendo referência para todo o Sul do Estado. A média de partos realizada de janeiro a abril deste ano tem sido 146 partos por mês.

O setor de maternidade conta com uma equipe multiprofissional de forma que as pacientes atendidas e seus familiares contam com médicos obstetras, pediatras, anestesistas, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, cirurgia pediátrica, cirurgia cardiopediátrica além de estrutura física composta por centro cirúrgico, UTI adulto, UTI neonatal, Unidade de Alto Dependência de Cuidados UADC e sala de parto.

 

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Heci é referência no atendimento a gestantes de alto risco e recém- nascidos no sul do estado do ES. Numa estrutura completa, utilizando equipamentos de última geração, profissionais especializados em terapia intensiva neonatal, o setor presta atendimento de qualidade. Muitos bebês que nascem na maternidade precisam de cuidados especiais na UTIN.

 

Banco de Leite Humano

Pensando em promover a saúde da criança e da mãe e prevendo atender toda essa demanda, o Heci criou com pioneirismo no ano 2000 o único banco de leite humano – BLH – do sul do Estado.

 

Método Canguru

O Heci também oferece o Método Canguru um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo que os pais participem mais do cuidado ao bebê. A posição canguru, idealizada na Colômbia em 1979, consiste em manter o recém-nascido de baixo peso ligeiramente vestido na posição vertical contra o peito do adulto. Reconhecida pelo Ministério da Saúde como política fundamental de atenção ao recém-nascido prematuro. O Hospital investe constantemente na capacitação da equipe que trabalha neste projeto.