• II Simpósio de Fisioterapia

    II Simpósio de Fisioterapia

    Foi um sábado para falar de fisioterapia e câncer de mama. Como parte da Campanha Outubro Rosa, promovida pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) em parceria com o Grupo de Apoio aos portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI), cerca de 60 pessoas participaram do II Simpósio de Fisioterapia.

    A abertura foi com a fisioterapeuta Daiana Meneguelli, especialista em atenção ao câncer, que ministrou um workshop “manejo do Linfedema”. Contou com a participação especial de Ana Maria Aguiar, paciente do HECI, que passou por uma mastectomia total.

    A primeira palestra do dia foi com o mastectologsita Dr. Paulo Brunoro falando sobre Diagnóstico e Classificação Clínica do Câncer de Mama. A oncologista Dra. Luciana Cabral também participou do Simposio falando sobre Metástase de Câncer de Mama nos Pulmões. Dando sequência à palestra da Dra. Luciana, a fisioterapeuta residente Thainá Correia explica os Recursos Fisioterapêuticos aplicados à Metástase Pulmonar. A Dra. Sâmela Nunes, residente em cirurgia geral no HECI e a enfermeira coordenadora do centro cirúrgico Carla Mozer participaram do II Simpósio de Fisioterapia, tratando do tema “Abordagem Cirúrgica do Câncer de Mama”. A fisioterapeuta residente na área de atenção ao câncer Letícia Escarpini, com muito bom humor, palestra no II Simpósio de Fisioterapia do Hospital Evangélico abordando o tema ” Plano Fisioterapêutico aplicado ao pós cirúrgico de câncer de mama”.

    O II Simpósio de Fisioterapia, após um intervalo para almoço, continuou com o neurologista Dr. Thiago Valladão falando sobre “Metástase do Câncer de Mama no SNC”. Em seguida o rádio oncologista do HECI Bruno Resende, juntamente ao físico médico Ricardo Ochoa palestrou o tema “Tratamento radioterápico das metástases do SNC e Pulmonar”. E a fisioterapeuta residente Nicolly Molina ministrou a palestra ” “Fisioterapia aplicada às metástases do SNC”. O enfermeiro residente Tercio Santos falou sobre a Gestão do Cuidado de Enfermagem ao Paciente Oncológico na Atenção Primária e Terciária e fechando o II Simpósio de Fisioterapia, a psicóloga residente Luana Antunes ministra a palestra “Estratégias de Enfrentamento ao Diagnóstico do Câncer de Mama: Contribuições da Psicologia”.