• Hospital Evangélico tem o Sino do Câncer

    Hospital Evangélico tem o Sino do Câncer

    Em 2017, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) inaugurou o projeto Tchau Câncer, com a instalação de um sino que seria badalado pelos pacientes que estivessem finalizando as sessões de quimioterapia. Dois anos se passaram e mais de 180 pessoas já tiveram a oportunidade de fazer badalar o sino,  que fica no setor de Oncologia e quando e toda vez que o som é ouvido, a felicidade é geral tanto para os pacientes quanto para a equipe.

    “Me deu vontade de quebrar aquele sino. De alegria, claro”, lembra Fabrício Bedim, agora ex paciente que tratou de um câncer no mediastino (região torácica). Segundo ele, foram duas badaladas. A primeira, em 25 de novembro de 2017 acabou sendo frustrada por duas sessões de quimioterapia que ele precisou fazer após. Porém, em 12 de março deste ano, ele badalou o sino novamente, e desta vez para valer. “Quando a gente toca o sino, cada badalada serve para tirar um peso enorme das nossas costas, os sentimentos que nos afligem, o medo, a insegurança e um sentimento de alívio invade a gente”, conta.

    Fabricio conta que está em período de acompanhamento, o que deve durar pelos próximos cinco anos, mas de acordo com os exames, o câncer foi embora mesmo.

    O sino é uma forma do paciente externar sua felicidade e contentamento por estar chegando ao final de um ciclo no tratamento. Várias instituições no Brasil e no mundo dispõe do sino e a grande maioria dos pacientes aguarda ansiosamente o dia de ouvir aquelas badaladas. “Fazer tratamento oncológico não é fácil, por isso celebrar esse momento é muito importante. É uma Vitória!”, comenta a médica oncologista do HECI Sabina Aleixo.

    Referência em câncer

    O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim é referência no tratamento clínico e cirúrgico de câncer sendo capaz de realizar os mais complexos procedimentos em radioterapia e quimioterapia. Atualmente, cerca de 370 pacientes se encontram em tratamento no hospital.