• Hospital Evangélico promove palestra sobre doação de córneas

    Hospital Evangélico promove palestra sobre doação de córneas

    O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), por meio de Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), promove na próxima segunda-feira (09), a palestra com a enfermeira Jessica Piassarolo, coordenadora do Banco de Olhos do Hospital Evangélico de Vila Velha. Na oportunidade, ela falará sobre a identificação do potencial doador de córneas.

    De acordo com Tamara Pagotto, enfermeira da CIHDOTT do HECI, a palestra tem por objetivo trazer a vivência e conhecimento externo para a equipe. “Identificar o potencial doador de córneas é sempre algo que gera muitas dúvidas. Por isso é muito importante que a experiência dela venha somar com a nossa para que possamos ajudar cada vez mais a quem precisa”, esclarece.

    A palestra será no auditório do Hospital Evangélico de Cachoeiro e acontece em dois momentos: de 11h as 12h e de 13h as 14h e tem como público alvo os enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e residentes, médicos e multiprofissionais.

    Doações

    O Hospital Evangélico é o hospital de Cachoeiro que mais realiza captação de órgãos. Este ano já conseguiu captar duas córneas, até o momento. Em 2019 foram 22 e em 2018, 16.

    A captação de múltiplos órgãos ainda não foi realizada pelo HECI. Em 2018, foram duas aberturas de protocolo por morte encefálica, em 2019, cinco e em 2020 já tivemos uma, porém em todos os casos não houve conclusão satisfatória inviabilizando a doação.

    Seja doador de órgãos, avise sua família. Uma doação pode ajudar a salvar até 10 vidas.