• Hospital Evangélico libera 150 exames de PSA nesta terça-feira

    Hospital Evangélico libera 150 exames de PSA nesta terça-feira

    Novembro já chegou e o Hospital Evangélico está todo azul para falar sobre o câncer de próstata. Assim como foi no Outubro Rosa, a campanha Novembro Azul tem como tema “Prevenção: esse é o primeiro passo”. “O nosso grande objetivo é a conscientização de que é importante estar atento com a saúde”, ressalta o médico radio-oncologista Bruno Resende. Em 2017, o Hospital registrou 200 novos casos de câncer de próstata; de janeiro a outubro de 2018 foram 170.

    E homens com mais de 50 anos poderão dar esse primeiro passo nesta terça-feira (06), a partir das 08h quando serão distribuídas senhas para exames de PSA. Será na Casa de Apoio ao Câncer, que fica na Rua Pedro Quinelato, 58, bairro Ferroviários – Rua atrás da Cruz Vermelha. Além da idade, é necessário estar com cópia dos documentos pessoais e do cartão nacional do SUS em mãos.

    O PSA é um exame de sangue que detecta qualquer anormalidade que possa estar ocorrendo na próstata. O aumento significa alguma alteração na glândula que cabe ao médico investigar se pode, de alguma forma, estar relacionando ao câncer. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada a nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.

    De acordo com o médico urologista Dr. Hernane Schwartz, o exame de PSA deve ser feito juntamente ao toque retal. “Um exame não substitui o outro. Eles são complementares e importante para o diagnóstico precoce”, explica.

    Os homens contemplados com a senha farão a coleta do sangue para o exame de PSA no dia 13/11 (terça-feira) no laboratório de Análises Clinicas do Hospital Evangélico, que fica na Rua Mario Imperial, anexo ao Hemosul. Os resultados serão entregues no dia 23/11 (sexta-feira), a partir das 13h, no Ambulatório de Especialidades do Hospital Evangélico, quando o paciente também passará por consulta com especialista.

    E fechando o mês, no dia 25 /11 (domingo), acontecerá um churrasco solidário, no Clube dos Médicos, no valor de R$50,00 por pessoa. A renda será revertida para a ampliação do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI). Os convites já podem ser adquiridos no Casa de Apoio ao Câncer.  Mais informações pelo telefone 3027-5198.