• Hospital Evangélico entrega exames de PSA de contemplados pelo Novembro Azul

    Hospital Evangélico entrega exames de PSA de contemplados pelo Novembro Azul

    Novembro está sendo o mês de chamar atenção dos homens para cuidarem mais de perto da saúde. O primeiro passo foi dado no dia 05 com a triagem para liberação de 150 senhas de exames de PSA para homens com mais de 50 anos. No dia 13, eles realizaram a coleta e nesta sexta-feira (23) vão receber os seus resultados e passar por consulta, no Ambulatório de Especialidades, com médicos especialistas, para completa interpretação dos mesmos. Serão ao todo cinco médicos entre oncologistas, urologistas e o Dr. Bruno Resende que é radio oncologista. O mutirão será a partir das 13h.

    Além da entrega dos resultados, os pacientes concluirão o exame com o toque retal que, de acordo com o urologista Dr. Hernane Schwartz, deve ser feito conjuntamente ao PSA. “Um exame não subs­titui o outro. Eles são com­plementares e importantes para o diagnóstico precoce”, explica.

    O PSA é um exame de sangue que detecta qualquer anormalidade que possa estar ocorrendo na próstata. O aumento significa alguma alteração na glândula que cabe ao médico investigar se pode, de alguma forma, estar relacionando ao câncer. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada a nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.

    Fique ligado!

    Para finalizar a Campanha Novembro Azul, o Hospital Evangélico em parceria com o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI) promove, no dia 25 /11 (domingo), o Churrasco Solidário, que acontecerá no Clube dos Médicos, no valor de R$50,00 por pessoa. A renda será revertida para a ampliação do GAPCCI. Os convites podem ser adquiridos na Casa de Apoio ao Câncer.  Mais informações pelo telefone 3027-5198.