• Hospital Evangélico e GAPCCI celebram Dia Mundial do Câncer focados na prevenção

    Hospital Evangélico e GAPCCI celebram Dia Mundial do Câncer focados na prevenção

    “O Dia Mundial do Câncer é para falar de todos os tipos de câncer e que é possível tratar e curar essa doença que ainda causa muito medo nas pessoas. Com a evolução constante da medicina é possível descobrir o quanto antes, melhorando muito as chances de cura”, explica a médica oncologista Sabina Aleixo.

    Com o tema “Eu sou e eu vou”, a campanha nacional do Dia Mundial do Câncer, celebrado anualmente em 04 de fevereiro, pretende justamente focar a prevenção. “A campanha deste ano quer mostrar o que você pode fazer para prevenir o câncer, como praticar atividade física, manter a vacinação em dia, não fumar, não beber, enfim, levar uma vida saudável e equilibrada. É uma campanha voltada ao diagnóstico precoce, o que se pode fazer de prevenção primaria para evitar o desenvolvimento do câncer”, conclui a oncologista.

    O HECI é referência no tratamento oncológico clínico e cirúrgico de toda região sul capixaba, sendo o mais completo serviço de Oncologia, oferecendo tratamento com radioterapia, quimioterapia e braquiterapia, um serviço pioneiro e exclusivo que atua exclusiva ou em complementação a radioterapia externa, feita pelo acelerador linear, usada para conferir alta dose a um determinado volume através do contato.

    Os tipos com maior incidência são: mama, próstata seguidos do de pele, colón, pulmão, estômago, colo de útero, esôfago, reto e os do sistema hematopoiético e reticuloendotelial (leucemia). Atualmente estão em tratamento na quimioterapia do Hospital 1.229 pacientes e 70 na radioterapia, a maior parte pelo Sistema Único de Saúde(SUS).

    Saiba Mais
    Há 20 anos, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) instituiu o Dia Mundial do Câncer e desde então trabalha para que o maior número de pessoas tenha informações sobre a doença, ajudando principalmente na sua prevenção. Com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) na mobilização e influência de indivíduos e governos a fim de controlar essa enfermidade evitando milhões de mortes todos os anos.