
Hospital Evangélico comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer
O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) é referência no diagnóstico, tratamento e cirurgia de câncer em todo sul do Espirito Santo. Somente em 2018 foram 1.200 novos casos registrados no HECI. Este ano foram computados 164 o que representa uma média 54 casos por mês. De acordo com a oncologista Sabina Aleixo, os tipos mais frequentes da doença são mama, próstata, pele, estômago e colón.
Neste dia 08 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, ela explica que a prevenção é uma dica de ouro para quem quer se ver livre dessa doença.
“Ter uma vida com hábitos saudáveis elimina os riscos de doenças, inclusive o câncer. Mas se acontecer, que se tenha um diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo se descobrir e começar o tratamento, maiores são as chances de cura”, disse a médica.
Os hábitos saudáveis a que se refere a Dra. Sabina são praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação balanceada longe de frituras e
conservantes, não fumar, não beber e realizar exames para checar a saúde regularmente.
“A prevenção e promoção da saúde são o futuro. Não podemos somente tratar as doenças. Temos que evitá-las sempre que possível”, aconselha.
Referência
O Hospital Evangélico possui setores de quimioterapia e radioterapia que contam conta com os mais capacitados profissionais e os equipamentos com a mais alta tecnologia, conferindo mais conforto e excelência no atendimento dos pacientes. Também é referencia para o Sul do Estado em oncohematologia.
Ampliação
O Hospital Evangélico tem um projeto para instalação do Instituto do Câncer, o que ampliaria a oferta de vagas dos serviços de quimioterapia e radioterapia aos pacientes do Sistema Único de Saúde, a maior demanda do setor.
Uma comitiva formada pelo Presidente do Conselho deliberativo do Hospital, Elizeu Crisóstomo de Vargas, médio radio-oncológico, Bruno Resende e o analista de Relações Institucionais Jathir Moreira, juntamente ao Deputado Estadual Theodorico Ferraço e a Deputada Federal Norma Ayub estiveram, recentemente, reunidos com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta para viabilizar os procedimentos necessários que levam ao cadastramento de emenda impositiva da Bancada no valor de R$25.000.000,00 para a ampliação do Instituto, que deverá ser instalado nos arredores do Hospital Evangélico.