• Hospital Evangélico alerta para queda nas doações de sangue no período de férias

    Hospital Evangélico alerta para queda nas doações de sangue no período de férias

    Muitas pessoas aproveitam o período de fim de ano e férias para viajar e fugir do intenso calor. Isso provoca uma grande queda no número de doações diárias recebidas pelo Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, que atende 15 hospitais da macrorregião sul.

    Durante o ano, o Banco chega a registrar em média, entre 35 e 40 doações por dia. Neste período, segundo a enfermeira do Banco de Sangue Gláucia Cezati, recebe 25. “O número de doadores caiu, porém as demandas continuam as mesmas”, disse. Desta forma, o estoque de sangue do tipo O-, conhecido como doador universal, opera em estado crítico, necessitando de doações urgentemente.

    Como o Hospital Evangélico é referência no tratamento oncológico e cirurgias cardíacas, todas as doações são muito importantes. Por isso, a enfermeira Gláucia pede a todos para realizarem a doação antes de deixarem a cidade. “Os pacientes continuam precisando então doe antes de viajar. Vida que depende de sangue, o remédio é a doação!” apela.

     Como doar?

    Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 69 anos, estar bem de saúde, não ter tido febre nos últimos dias, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e comparecer ao banco de sangue com seu documento oficial com foto em mãos. Mas atenção, a doação de sangue só deve ser realizada a cada 90 dias para os homens e 120 dias para as mulheres. Esta diferença de prazos se dá por conta da reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada em virtude das perdas durante os ciclos menstruais.

    Horário

    O Banco de Sangue funciona no segundo andar do Hospital Evangélico, de segunda à sexta-feira das 07:00 às 16:00h e aos sábados das 07:00 às 11:00h. Mais informações pelo telefone (28) 3526-6232. Participe! Vida que depende de sangue, o remédio é a doação!