O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) é um hospital geral com destaque nas especialidades de referência, possui abrangência macrorregional, atendendo pacientes de 26 municípios da Macrorregião Sul de Saúde conforme o Plano Diretor de Regionalização – PDR servindo de retaguarda para um contingente de aproximadamente 622 mil pessoas.

Possui habilitação para atendimento em obesidade, cirurgia cardiovascular (adulto e infantil), cardiologia intervencionista (hemodinâmica), tratamento da AIDS, gestação de alto risco, nefrologia (hemodiálise), e oncologia com assistência em hematologia e radioterapia.

O Pronto Socorro é especializado e o acesso se dá exclusivamente para pacientes em tratamento nas especialidades habilitadas.  O acesso à internação para pacientes provenientes de outras instituições ocorre por meio da Central de Regulação de Vagas da Secretaria de Estado da Saúde – SESA.

Os atendimentos de Urgência/Emergência de competência do Heci são classificados de acordo com o risco de forma a priorizar os atendimentos de risco elevado.

Atualmente possui 218 leitos assim distribuídos:

Pronto Socorro; Unidade oncológica; Hemodinâmica; Maternidade; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Unidade Coronariana; Unidade de Alta Dependência de Cuidados (neonatal); Unidade de Terapia Intensiva 1; Unidade de Terapia Intensiva 2; Unidade de Alta Dependência de Cuidados (adulto); Enfermaria Cardiológica e Enfermarias.

O centro cirúrgico é composto por 5(cinco) salas de cirurgias além de 1 (uma) sala para procedimentos ambulatoriais.

Com relação aos serviços ambulatoriais, o Heci oferta serviços os seguintes Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico:

 Consultas médicas
 Teste Ergométrico
 Ecocardiograma
 Holter
 Tomografia computadorizada;
 Ressonância Magnética
 Raio-X para pacientes internos
 Mamografia
 Densitometria óssea
 Laboratório de Análises Clínicas
 Laboratório de Patologia Clínica
 Exames de Ultrassonografia
 Quimioterapia
 Radioterapia
 Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise)
 Hemodinâmica
 Serviço de hemoterapia
 Exames de endoscopia

Atualmente o Heci possui residência médica nas especialidades de Clínica Médica, cirurgia geral, Cardiologia, Anestesiologia, ginecologia/Obstetrícia, Neonatologia e cancerologia clínica além de residência multiprofissional para Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Serviço Social em dois eixos: oncologia e intensivismo.