• Começa Novembro Azul no Hospital Evangélico

    Começa Novembro Azul no Hospital Evangélico

    A cor muda mas o primeiro passo continua sendo a prevenção. O novembro azul chega para falar não somente sobre o câncer de próstata, o tipo que mais acomete homens, mas também para desmistificar o preconceito. “Os homens devem seguir o exemplo das mu­lheres, quebrar o preconcei­to e procurar o médico para exames de rotina”, comenta o urologista Dr. Hernane Schwartz, se referindo ao exame de toque retal necessário para detecção da doença.

    O Instituto Nacional do Câncer estima que em 2018 foram em torno de 70 mil novos casos de câncer de próstata. No Brasil, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

    No hospital Evangélico, a doença também tem números expressivos. Em 2017 foram 200 novos casos e só em 2018, até o momento já se tem registrado 170. “O nosso grande ob­jetivo é a conscientização de que é importante estar atento com a saúde”, ressalta o médico radio-oncologista Bruno Resende, sobre a Campanha Novembro Azul que o Hospital promove a partir desta terça-feira (06).

    A programação do Novembro Azul começa com a distribuição de 150 exames de PSA, na Casa de Apoio ao Câncer (GAPCCI), no dia 06, a partir das 08h. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, terão direito aos exames homens com mais de 50 anos.  A coleta será no dia 13, também a partir das 08h, no laboratório de análises clínicas do Hospital Evangélico. No dia 23 haverá a entrega desses resultados e consulta com os médicos oncologistas na Ambulatório de Especialidades, localizado na Rua Manoel Braga Machado, a partir das 13h. Fechando o mês, no dia 25, acontecerá um churrasco solidário, no Clube dos Médicos, no valor de R$50,00 por pessoa. A renda será revertida para a ampliação do GAPCCI. Os convites já podem ser adquiridos no Casa de Apoio ao Câncer.  Mais informações pelo telefone 3027-5198.