• Coleta de exames do Novembro Azul acontece nesta sexta-feira (08)

    Coleta de exames do Novembro Azul acontece nesta sexta-feira (08)

    O público masculino que foi contemplado com uma das 150 senhas para o exame de PSA distribuídas no início deste mês na Casa de Apoio ao Câncer, agora é a hora de realizar a coleta.

    O laboratório de Análises Clínicas do Hospital Evangélico, a partir de 12h estará pronto para recebe-los. De acordo com Marinete França, coordenadora dos Ambulatório do HECI, para melhor organização dos trabalhos, serão divididos em grupos. “Teremos 75 coletas ao meio dia e depois mais 75 após as 14h, para que seja um atendimento mais ágil, com menor tempo de espera. ”, afirma.

    Com um espaço todo reformado, mais amplo e repaginado, o laboratório do Heci vai conferir aos homens esta primeira fase da campanha. Porém, de acordo com o médico urologista Hernane Schwartz, somente o exame de PSA não basta para se chegar ao diagnóstico ou não de câncer de próstata. Ele deve ser feito juntamente ao toque retal. “Um exame não subs­titui o outro. Eles são com­plementares e importante para o diagnóstico precoce”, explica.

    E esta é a próxima fase da campanha. A entrega dos exames e a consulta serão feitas no dia 22 no Ambulatório 01, que fica na Rua Manoel Braga Machado, junto à sede administrativa do Hospital Evangélico.

    O exame

    O PSA é um exame de sangue que detecta qualquer anormalidade que possa estar ocorrendo na próstata. O aumento significa alguma alteração na glândula que cabe ao médico investigar se pode, de alguma forma, estar relacionando ao câncer. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada a nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.