• Banco de Sangue do Hospital Evangélico recebe mais doadores, porém estoque continua inseguro

    Banco de Sangue do Hospital Evangélico recebe mais doadores, porém estoque continua inseguro

    “Com as campanhas que fizemos nas últimas semanas, conseguimos regularizar o número de doadores, porém os casos graves estão acontecendo e por isso a utilização tem sido grande. O que precisamos é manter essa média”.

    Este é o apelo da assistente social e responsável pela captação de doadores do Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), Tatiana Alemonge. Segundo ela, o número de doadores passou de cinco por dia para 20.

    Com a pandemia, as pessoas se sentiram inseguras em vir realizar suas doações, mas com os constantes pedidos, muitas pessoas doaram o que fez o estoque aumentar um pouco. Mas não o suficiente para suprir a demanda, que continua alta.

    O HECI é referência em cardiologia, oncologia e gestante de alto risco. A demanda por sangue e seus componentes é alta porque também atende a pacientes hemofílicos.

    O Banco de Sangue adota medidas de higiene e segurança para que a doação ocorra de forma segura para todos. Número reduzido de pessoas na recepção, máscaras, álcool em gel em pontos estratégicos entre outros. Tudo para que o seu ato de amor ao próximo seja o mais seguro possível. “Pensando nisso, pedimos à população que não deixe de vir doar, mas respeitando as restrições”, alerta Tatiana.

    A princípio isso quase impediu o jovem Felipe Moreira de vir fazer sua primeira doação de sangue no Hospital Evangélico. “Meus pais tinham receio de que eu pudesse me contaminar com o corona vírus por ser em um hospital, mas conversei com eles, que ajudar as pessoas é sempre uma coisa boa então eles acabaram concordando”, disse. Ele acrescenta que quando chegou aqui, viu que o atendimento e a segurança foram tão bons que deu vontade de doar todo dia. “Agora que vi como é bom ajudar, não vou mais parar de doar”, garante.

    O Lucas Dias, doador assíduo, nem a Covid impediu de vir fazer a doação. Ao ouvir que o estoque estava vazio, não pensou duas vezes, arrumou um tempinho na sua agenda atarefada e veio. “Acabei juntando as duas coisas, pois já estava na época da minha doação então aproveitei o apelo. Tomei todos os cuidados, fazendo o que nos cabe para ajudar ao próximo, sempre”, disse.

    Quem pode doar

    • Pessoas entre 18 e 69 anos – menor somente com formulário (disponível no site do HECI) assinado e com a presença dos responsáveis
    • Ter mais de 50 quilos
    • Estar bem de saúde
    • Se testou Covid positivo, apenas pode doar, após 30 dias da cura
    • Se fez tatuagem ou colocou piercing, após 12 meses
    • Se apresenta sintomas gripais, não deve doar
    • Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três
    • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue
    • Caso seja após o almoço, aguardar duas horas
    • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
    • Se for fumante, não fumar duas horas antes da doação
    • Evite bebidas alcoólicas por 12 horas

    Em caso de dúvidas ou se precisar fazer agendamento e trazer algum grupo para doação, ligue para (28) 3526-6232.

    O Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h e aos sábados das 7h às 11h. Aos domingos e feriados, fica fechado.