• Acolhimento ao idoso é tema de palestra no HECI

    Acolhimento ao idoso é tema de palestra no HECI

    A tarde desta segunda-feira feira (29) foi de conhecimento para os colaboradores do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. A gerontóloga e escritora Marilene Depes, palestrou para aproximadamente 100 colaboradores, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionistas sobre a importância de um bom atendimento ao idoso.

    “As pessoas não sabem lidar com os idosos, pois encaram a situação como se fosse sua própria velhice, o futuro que lhe espera.  Ao ter um paciente na melhor idade temos que rever nossa forma de tratamento e observar a situação com um olhar diferenciado, pois todos nós merecemos respeito”, explica a palestrante.

    Além das falas referentes as atividades da rotina dos presentes, Marilene explicou sobre as leis vigentes no Estatuto do Idoso e um pouco da história do acolhimento das pessoas que não estão no convívio familiar.

    A vinda da especialista foi de grande importância para os participantes e uma nova atividade está programada para o dia 05 de agosto, às 14h, no auditório, para os colaboradores que não puderam vir no primeiro dia, por conta da escala de trabalho.

    Para o Diretor de Enfermagem, do HECI, Gustavo Ribeiro, a palestra serviu não só para o ambiente profissional, mas seu crescimento e uma nova visão de vida. “ Ela nos mostrou que devemos viver nossa vida intensamente e com as pessoas que gostamos. Fiquei surpreso por ter nos revelado sua idade com tanta naturalidade e mesmo assim, não acredito no número dado. Mas o mais importante que trago é que devemos ter empatia com os idosos. Que situações que para os mais jovens é vista e sentida de uma maneira, para os idosos são diferentes”, relata.