• “A prevenção é o futuro”

    “A prevenção é o futuro”

    Hoje é o dia mundial de luta contra o Câncer e a médica oncologista Sabina Aleixo ressalta que apesar dos muitos casos que surgem todos os anos, a prevenção ainda é a melhor dica. “Ter uma vida saudável, com hábitos saudáveis elimina os riscos de doenças, inclusive o câncer. Mas se acontecer, que se tenha um diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo se descobrir e começar o tratamento, maiores são as chances de cura”, disse a oncologista. Ela também chama atenção para a importância de se ter o cartão de vacinas em dia, pois essa também é uma forma de prevenir doenças.

    Os hábitos saudáveis a que se refere a Dra. Sabina são praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação balanceada longe de frituras e conservantes, não fumar, não beber e realizar exames para checar a saúde regularmente. “A prevenção e promoção da saúde são o futuro. Não podemos somente tratar as doenças. Temos que evitá-las sempre que possível”, aconselha.

    Para a Dra. Sabina, a rede de saúde do País deve ser pensada e modificada para melhorar os resultados de prevenção e diagnóstico precoce. “É triste ver uma paciente que precisa de uma biópsia, esperar meses até conseguir. Quando chega para mim, a doença já avançou e o tratamento se torna mais caro”, disse fazendo um alerta para a necessidade de se investir mais na prevenção do que no tratamento de doenças.

    Em 2017, o Hospital Evangélico registrou 1.216 novos casos de câncer. Os mais frequentes são mama, próstata, pele, intestino, estômago e colón. A maior incidência está em pessoas com mais de 65 anos, cerca de 47% do total.

    O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) é referência no tratamento de Câncer, cuja quimioterapia e radioterapia conta com os mais capacitados profissionais e os equipamentos com a mais alta tecnologia, conferindo mais conforto e excelência no atendimento dos pacientes. Também é referencia para o Sul do Estado em oncohematologia.